home são paulo estádio



estádio

Foto do último jogo oficial no ano de 2011 pela Copa Lacy Ughini

Estádio Aldo Dapuzzo no último jogo oficial no ano de 2011 pela Copa Lacy Ughini

O Estádio Aldo Dapuzzo é a casa do Sport Club São Paulo, com capacidade para 10 mil pessoas, é uma das arenas de futebol mais antigas e tradicionais do Estado do Rio Grande do Sul.  Está situado em uma das áreas com maior facilidade de acesso de Rio Grande, a 100 metros das principais linhas de transporte público da cidade e ruas adjacentes à Avenida Presidente Vargas que permitem estacionamento e cerca de 10 minutos do centro da cidade (3km). Esta boa localização permite aArena receber públicos de até 9 mil pessoas sem a necessidade de maiores mudanças no trânsito ao seu entorno.

A casa do Leão acompanha o time quase desde seu nascimento em 1908 e desde as primeiras décadas do século XX veio recebendo modificações em sua estrutura. Antes da década de 1940, havia um pavilhão construído em madeira que à época já era bastante acanhado para a torcida. Nesta década foram empreendidos os esforços para a construção do pavilhão social que, com a exceção de algumas modificações, ainda preserva os traços originais. Em 1954 ganha seu primeiro sistema de iluminação, acompanhando a maioria dos clubes brasileiros com relação a disputa de partidas noturnas. Já em 1961 são erguidas as arquibancadas de alvenaria da Rua América que, em breve, darão lugar a uma nova estrutura.

Nas décadas de 1970 e 1980 vieram as grandes mudanças estruturais que permitiram ao São Paulo a disputa de competições nacionais e a receber grandes públicos em seu estádio.  Em 1977 foi reestruturado o sistema de iluminação para uma das estruturas mais modernas do estado, à época. A primeira instalação contava com 24 refletores e logo foi ampliada para 36 refletores divididos em quatro torres. Atualmente, em 2012, o sistema está passando pela primeira grande reforma.

Refletores do Aldo Dapuzzo passam por reformas em 2012

Refletores do Aldo Dapuzzo passam por reformas em 2012

No entanto, a maior façanha estrutural certamente ocorreu quando o clube conquistou o direito de disputar a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. De forma que, em 1979, foi inaugurado um módulo de arquibancadas em ferradura paralelo à Rua 1º de Maio para aproximadamente 8 mil pessoas. Devido a impossibilidade de uso das antigas arquibancadas da Rua América, este módulo é o responsável por acomodar, até hoje, a torcida do Leão.

Nem sempre a Arena se chamou Aldo Dapuzzo. Antes da década de 1980 o Estádio se chamava Waldemar Fetter. A troca foi em decorrência a uma justa homenagem a Antônio Aldo Dapuzzo patrono do clube que empreendeu inúmeros esforços para levar o time à disputa de competições nacionais, o que até hoje é um fato que coloca o São Paulo em um seleto grupo de oito clubes gaúchos que já participaram de série A do Campeonato Brasileiro.

 



promocional_prim_div
veja também

estádio
O Estádio Aldo Dapuzzo é a casa do Sport
contatos do clube
Sport Club São Paulo Estádio Aldo Dapuzzo Av. Presidente
cons. deliberativo
Em reunião realizada no último dia 21/10/2103, foi escolhido